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Arquitetos: gmp
- Área: 3750 m²
- Ano: 2018
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Fotografias:Marcus Bredt
Descrição enviada pela equipe de projeto. Em 6 de dezembro de 2018, a nova estação de metrô Elbbrücken da linha U4, na cidade de Hamburgo, Alemanha, foi inaugurada cerimonialmente. A estação foi projetada pelos arquitetos von Gerkan, Marg and Partners (gmp) em cooperação com os engenheiros estruturais schlaich bergermann partner (sbp). Localizada nas pontes Elbbrücken, no final do novo distrito de HafenCity, a estação de metrô, com sua cobertura atrativa, é um marco no desenvolvimento de HafenCity. A partir do dia 7 de dezembro de 2018, todos os visitantes da HafenCity podem, pela primeira vez, chegar à nova estação e ver a crescente HafenCity a partir da plataforma do rio Elba.
Uma característica especial da nova estação de metrô é o fato de que a linha férrea emerge do subsolo e continua acima do solo em paralelo às pontes Elbbrücken. Aqui, a arquitetura da estação será um ponto focal no meio do centro urbano de alta densidade do novo distrito. Em sua posição urbana altamente exposta no rio Elba, em diálogo com as pontes Elbbrücken, o projeto utiliza as possibilidades técnicas disponíveis hoje para continuar o tema das imponentes construções de aço do passado: os arcos de aço extensos da Freihafenelbbrücken e a “vigas em espinha de peixe” da Neue Elbbrücken.
A construção da cobertura, com seu perfil elipsoidal, é criada a partir do cruzamento de armações de aço em arco. As vigas de aço torcidas são dispostas para criar um padrão em grelha em forma de diamante no qual os arcos individuais se estabilizam. Os elementos estruturais estão fora do envoltório - o envidraçamento é apoiado no interior - alcançando assim uma presença notável na paisagem urbana, criando uma resposta anestésica para as pontes Elbbrücken adjacentes. Em ambas as extremidades da estrutura, a cobertura - seguindo o padrão de diamante - avança até um ponto que oferece à estação seu toque dinâmico, adequado a uma edificação de infraestrutura moderna.
Os diferentes níveis da bilheteria, as plataformas e as duas pontes de travessia dos trilhos são acessados por escadas comuns, escadas rolantes e elevadores. A ponte de aço no topo dá acesso à passarela que conectará a estação de metrô à estação de S-Bahn. Neste projeto, arquitetura e engenharia estrutural estão intimamente interligadas; a síntese dessas duas disciplinas é obrigatória para o desenvolvimento ideal de tal projeto. A geometria tridimensional foi desenvolvida pela gmp — Architects von Gerkan, Marg and Partners, em cooperação com os engenheiros estruturais schlaich bergermann, parceiros já na fase de competição do projeto, que foi selecionado para construção pela Hamburger Hochbahn AG.